quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cansei de "cara feia" - I


Claro que cara feia não tem ligação com o bebê....ele é lindo, maravilhoso...

Após uma semana corrida, de viagem, de faxina, compras...uffa!

Eu já estava com uma postagem quase pronta, sobre o uso de sacolas retornáveis...sei que esse já é um assunto batido, achava que a maioria já tinha conhecimento sobre isso e se não praticava (seja lá por qual motivo for), pelo menos apoiava quem usasse...

Pois então, vou contar um pouco sobre a minha experiência aqui...

Na terça-feira, antes de começar a fazer a lista de compras coloquei as sacolas retornáveis ou eco-bags...como preferir... no carro (para não esquecer, o que já ocorreu várias vezes - agora elas ficam a maior parte do tempo no carro, assim não esqueço).
Me programei para uma ida rápida ao supermercado comprar umas coisinhas para o lanche da noite, já que havíamos chegado de viagem e a geladeira estava vazia...peguei o maridinho no trabalho é lá fomos nós as compras...o Arthur estava dormindo, então compramos o que queríamos e rapidinho nos dirigimos ao caixa.
Antes de passar as compras tirei as sacolas que havíamos levado e coloquei-as para o caixa embalar nossas compras (como moro no interior aqui tem empacotador, e quando não tem o caixa empacota as compras).
O caixa ignorou as nossas sacolas e começou a colocar as compras nas plásticas, eu educadamente disse que não precisava, tirei as compras das sacolas plásticas e coloquei nas retornáveis...para poupar o trabalho dele e para dividir melhor os itens, eu mesmo foi "empacotando". Nesse momento as moças do caixa central (que fica em frente) começaram a rir...
Continuei colocando tudo nas sacolas...que não era muita coisa...o moço do caixa ainda insistiu em colocar alguns ítens na sacola plástica...eu novamente tirei e deixei a sacola. Porém há algo interessante...nessa rede de supermercados se você não utilizar sacolas plásticas eles lhe dão um desconto (coisa mínima...se não me engano R$0,05 a cada 10 ítens). Então meu marido percebeu algo que eu ingênua não percebi, o caixa tentou várias vezes me "empurrar" uma sacola, pelo menos, para não dar o tal mísero desconto.
Para mim o desconto é de menos, mas se a rede de supermercados oferece o tal desconto é para incentivar o uso das sacolas retornáveis e não para incentivar os caixas a "empurrarem" sacolas...ou é?
Na hora de ir para o carro com as compras ainda escutei mais umas risadinhas das moças do caixa central...

Ontem tive outro episódio desegradável....fui fazer a compra semanal para a casa, levei várias sacolas para conseguir acondicionar tudo, mais uma vez a caixa tentou me empurrar as sacolas plásticas...eu novamente disse, educadamente que não precisava...na hora de pagar a conta meu marido comentou: "Ela não deu o desconto das sacolas."...eu disse: "Eles nunca dão o desconto, eles querem que a gente leve sacolas plásticas."

Cansei !!!!

Será que o mundo precisa explodir para as pessoas pararem de jogar lixo na rua, pararem de colocar sacolinha, dentro de sacolinha, dentro de sacolona para jogar o lixo da casa...
Quando eu comento das fraldas de pano ouço cada coisa. 
- Uns acham que estamos falidos e que não tive dinheiro para comprar as descartáveis. Graças a Deus temos condições para comprar, mas é uma OPÇÃO, pelo meu bebê e pelo ambiente.
- Outros acham absurdo ter que lavar fraldas de cocô...Sou veterinária, já fiz coisa muito mais "nojenta", tenham certeza...rs

Agora esse papo das sacolas, cansei de ser educadinha. Na minha cidade NUNCA ví alguém usando as retornáveis, e com a reação dos funcionários do supermercado entendi um pouco. Eu não tenho vergonha, pelo contrário, tenho orgulho das minhas eco-bags...mas muita tem vergonha. Está na hora de mudar, pelo menos alguma coisa temos que tentar fazer!!

Não sou 100% correta, e nem quero ser. Seria hipocrisia minha dizer o que é certo ou errado, que atitude devemos tomar. Mas aos poucos sei que nossos hábitos devem mudar...eu estou tentando e você? 

Só lembrei de tirar fotos depois que já tinha começado a guardar as compras.

Essa é uma das sacolas que eu fiz! Aceitamos encomendas...rs



*** Para descontrair: uma fotinho do meu Arthur, lindo, após o banho!!!***




6 comentários:

  1. Olá Mamãe natural!
    Se cada um fizesse o mínimo a quantidade de lixo já diminuiria e muito! Parece que o homem trabalha para a sua própria destruição, pois a terra sempre dá um jeito de se refazer. Já dizia o pregador: “Geração vai, geração vem; mas a terra permanece para sempre.” (Eclesiastes 1:4)
    Parabéns pelo Arthur, os filhos, a família são bens preciosos, instituídos por Deus!
    Colha bons dias e tenha uma ótima quinta-feira!

    Convido para que veja e comente o meu Armelau no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  2. Ola :)

    É engraçado, aqui em Portugal, os sacos de plástico sempre foram oferecidos. Até a altura em q acordaram para o impacto ambiental e começaram a oferecer sacolas reutilizaveis, bem grandes e boas (sorte de quem aproveitou pra juntar muitas), mas depois as cadeias de super mercados concluiram q era muito caro oferecer os sacos.
    CONCLUSÃO: Os sacos reutilizaveia custam 50 cent cada e se quiser usar os plasticos tem de pagar 0,05 cent.

    Achei engraçado aí ainda darem desconto por usar os plasticos hehe.

    Já tou a seguir :)

    Beijo*

    ResponderExcluir
  3. Little World

    Obrigada pelo cometário...bom saber que você acompanha nosso blog de tão longe.
    Acho que me expressei mal, aqui temos descontos se não utilizarmos as sacolas plásticas.

    Bj.

    ResponderExcluir
  4. Oi mamãe do Arthur, rs, obrigada por seguir meu blog. Já estou te seguindo também!!
    Vou dar uma lida com tempo no seu blog, muito interessante!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. é PHODA, por eles o mundo pode explodir mesmo. tá aí belo monte que não me deixa mentir...

    aqui é um pouco pior. outro dia eu quase saí no tapa com o empacotador por conta dessa coisa de sacola.
    na padaria então chega a ser ridículo, pois a mulher se recusa a colocar o pão na mesma sacola do iogurte pq "murcha o pão". aí ela tem o trabalho de empacotar e eu empacoto e deixo a sacola no caixa. manía desse povo de gastar a toa, credo!
    minha próxima aquisição vai ser um carrinho daqueles de feira, pq aí sim dá pra levar tudo sem ser em sacola de plástico.

    gostei do post!

    beijocas,
    Aretha.
    www.oquehadeerrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Qdo eu morava no exterior, até as sacolas plásticas eram retornáveis...se vc levasse, poderia optar por usar novamente nas suas compras, é tudo questão de mentalidade mesmo, q ninguém lá se importa em levar aquele monte de sacola plastica de volta, ninguém se importa em comprar as retornaveis, nem ficam rindo da opção da pessoa!

    Adorei a bolsinha que vc faz! Quanto é? Quanto é? :P

    ResponderExcluir