terça-feira, 8 de novembro de 2011

Coleta seletiva em Umuarama - é hora de separar!


Após muito tempo levando o material reciclável até o supermercado, para que que pudesse ser separado e reciclado fiquei muito feliz com a notícia da coleta seletiva.

Em Umuarama a coleta era feita apenas por catadores (coletores de material reciclável). Muitas e muitas vezes eu separei o material reciclável do lixo comum e coloquei em frente a minha casa para que fosse levado, mas o que sempre aconteceu foi uma coleta "super selecionada", os catadores levavam somente caixas de papelão grandes e garrafas pet...o restante do material ficava espalhado pela grama.

Agora com a prefeitura assumindo o seu papel acredito que o material será recolhido de forma correta. Mas será que a população está preparada para isso?

Passeando pela cidade sempre observo entulhos e mais entulhos nos canteiros centrais das grandes avenidas de Umuarama. Muitas pessoas limpam o seu quintal e colocam tudo misturado, restos de móveis, restos de construção, garrafas e lixo orgânico. Para que a coleta seletiva efetivamente funcione isso deve acabar!


Calma, você não precisa comprar lixeiras coloridas para a sua casa. Como dito na campanha publicitária, bastam duas lixeiras e muita boa vontade!

Não sou especialista no assunto, mas estive pesquisando um pouco para tentar ajudar:

* separe o que será destinado ao lixo comum (lixo molhado) e o que será destinado para reciclagem. 

* o material destinado à coleta seletiva deve estar limpo e seco. De nada adianta você separar uma embalagem plástica de iogurte, por exemplo, se esta estiver com restos de alimento, é muito mais fácil você lavar a embalagem antes de colocá-la na lixeira do que sujar todos os outros materiais que você colocará ali. Objetos sujos só dificultam o processo de separação (que será feito no galpão de reciclagem) e muitas vezes o material enviado sujo não poderá mais ser reciclado.

* na hora de separar é importante observar que materiais podem ser reciclados, lembrando que a reciclagem é o aproveitamento de um material já usado para dar origem a outro, bem diferente de reaproveitamento (como acontece com móveis usados e roupas por exemplo).

O que pode ser reciclado:

Plásticos: 
Garrafas, frascos, potes, tampas, brinquedos, peças, sacos, sacolas...

Papéis:
jornais, revistas, papéis de computador, embalagens de papelão, catálogos, envelopes, cadernos e folhetos comerciais...

Vidros:
frascos, garrafas, copos de conserva e cacos de vidro (cuidado na hora de acondicionar os cacos, lembre-se o coletor pode se ferir e o culpado será você)...

Metais:
Latas de aço e alumínio, panelas, tampas de garrafa, pregos, embalagens de alumínio, embalagem de enlatados, objetos de cobre, chumbo, bronze, ferro, zinco, ferragens, fogão, cadeiras de praia, arames e chapas...


O que não pode ser reciclado: 


Materiais orgânicos: cascas de frutas e verduras, folhas secas, cascas de ovos, restos de alimentos...


Rejeitos:
Papel higiênico, lenço de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, guardanapos usados, cerâmicas, pratos, vidros temperados, espelhos, cristais, lâmpadas fluorescentes, trapos de roupas, couros, sapatos, papel carbono, fotos, etiquetas adesivas, copos descartáveis de papel, pontas de cigarro, cinzas, isopor, espumas, embalagens em aerosol, papéis sujos, papéis plásticos metalizados ou perolizado...



*Evite acondicionar o material em várias embalagens, aquela história da "sacolinha, dentro da sacolona, dentro do saco de lixo", isso só dificulta a separação dos materiais.

* Observe os dias em que a coleta seletiva será feita em sua rua. Se você limpou tudo direitinho, não terá problemas com mau cheiro e por isso pode guardar o material reciclável até o dia do caminhão passar. (ainda não sei se foram divulgados os dias da coleta em cada rua, de qualquer forma esteja preparado a coleta está prevista para começar dia 16/11/2011).

Agora chega de reclamar que as autoridades não fazem sua parte e mão a obra!

2 comentários:

  1. q legal amiga!
    outro dia fui com Cris ao trabalho do meu cunhado, e vin uma lixeirinha pequena para pilhas, essas de controle remoto, etc.
    Bem,sempre colocava na lixeira com tudo, sabendo q se colocasse so um saquinho no meio de tudo, despareceria e nao iria adiantar ... mas agora sabendo q là tme onde colocar, quando as tiver deixarei là.. pois nao serà somente uma, serao vaaarias.
    Muito obrigada pela ajuda na rifa amiga!! to achando q as meninas estao fujindo de rifa, rsrs. Ninguem se acusou ate agora.
    beijos pra vcs amiga :)

    ResponderExcluir