domingo, 3 de junho de 2012

Leitura infantil diretamente da China...



Sabe quando você senta com seu filho e conta uma história para ele. Não tem coisa melhor né?

É muito bom lermos com e para os nossos filhos. Aqui em casa na estante de livros, tem um lugarzinho só para os livros infantis, o Arthur tem livre acesso a eles e todos os dias conto uma história para ele...

Mas infelizmente não é sobre contar histórias que eu vou escrever...e sim sobre o absurdo que tem acontecido com os livros de história...

Nos últimos meses o meu filho ganhou vários livros e ao contar as histórias para ele me cansei de ver a seguinte frase impressa na contra capa:
"Produzido na China" ou "Impresso na China" (alguns desses estão na foto abaixo). Hoje ao ver que até a "Bíblia do bebê" que ele ganhou quando nasceu foi produzida na China, me revoltei de vez...







Nós estamos colocando nas mãos dos chineses as nossas histórias, contos populares, nosso folclore... Para que?

Para que eles:

- Utilizem a mão de obra barata e muitas vezes escrava;

- Façam livros com celulose obtida provavelmente das nossas árvores, que vai para lá e volta em forma de livros e mais livros. Ou pior celulose vinda do desmatamento ilegal em algum país da África ou da Ásia...

- Produzam livros de pior qualidade que aqueles que eram feitos aqui há décadas atrás.

Tenho que confessar que os livros de hoje são mais coloridos, com papel plastificado, com letras que possibilitam os pequenos lerem as histórias. Mas com certeza os livros que eu tinha na minha infância eram produzidos aqui, nessas horas digo "maldita abertura de economia". Há 30-40 anos atrás livros "Made in China" não entrariam aqui....nossas histórias, nossas gráficas, a concorrência honesta tinha sua vez.

Pelo que estive lendo, até os livros didáticos oferecidos pelo governo são impressos na China.

Já não bastasse o bombardeio de produtos chineses, que fazem fechar metalúrgicas, fabricas de tecidos...agora temos que oferecer aos nossos filhos livros escritos aqui ou em qualquer outro lugar do mundo, mas que foram impressos na China! 

E mais, livros produzidos pela Sociedade Bíblica do Brasil agora também vem da China. Logo da China, onde não é permitido pregar o cristianismo, onde não há abertura para outras religiões. Algo está errado, e muito errado nisso. O que aconteceu com a gráfica que a Sociedade Bíblica do Brasil tinha? Fechou? Só fabrica Bíblias "para adultos" E o que está no site sobre esta instituição ser o maior "centro produtor de Bíblias do mundo"


Pode ser que muitos venham me dizer que o preço de um livro hoje é bem menor do que há anos atrás, mas será que empregos perdidos aqui em troca da mão de obra barata lá, valem esse preço menor?

Não quero ser hipócrita a ponto de dizer que aqui em casa não entram produtos chineses, até porque seria difícil observar tudo o que compramos ou ganhamos... mas livros, a partir de agora, o Arthur vai ficar com os que eram meus e os que eu comprar, com certeza olharei bem onde foram produzidos!

E vc? Observe os livros que tem aí na sua casa...de onde eles vem?

Aqui em casa, dos livros adquiridos ou ganhados recentemente só os da Fundação Itaú Social não são "impressos na China"...



8 comentários:

  1. Saudades dos seus posts.
    Aqui em casa ainda nao leio nada para Rafaella, visto q ela nao para, nao deixa eu ter nada nas maos, e sempre esta brincando com alguma coisa, mesmo eu chamando e pedindo atençao, rs.
    Mas quero comprar logo a Biblia infantil, quem sabe na hora do sono (mesmo com ela dormindo) eu leio pra ela.
    Sobre esses impressos na China, na verdade q esta por todos os cantos neh? è a mao de obra msm, barata e escrava como vc falou. E mtos tbm se conformam com o pouco q ganham... a gente nao deixa de se surpreender nesse mundao neh?
    bjao pra vcs.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre observei, é importante, né? Parabéns por incentivar seu filho a ler desde de pequeno.
    Seu blog é muito fofo, parabéns

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. é muito bom incentivar a leitura o Lucas é muito eletrico e nao para de jeito nenhum para ouvir nada rsrs mais ele ainda é pequeno e tem bons exemplos ja que eu e meu marido adoramos ler.
    :D granda abraço...achei lindo seu nene! lindo msm..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui o Arthur também não fica parado por muito tempo...o que tento fazer e fazer resumo das histórias, algumas palavras por página para ele não cansar e para ele entender a história. Você vai ver que com o passar do tempo eles começam a antecipar o que acontece nas histórias....é bom demais. Bjus e obrigada pela visita...

      Excluir
  4. Adorei o post!
    Estes dias comecei a conferir todos os livros que minha bebê tem em casa e vi que todos, TODOS, são impressos na China! Me revoltei e vim aqui ver se tinha mais alguém que também estava revoltada... achei este post! Concordo em tudo!
    Mas minha pergunta é... Alguém achou alguma editora de livros infantis que tenha livros impressos aqui no Brasil? Quero comprar mais livros para minha bebê, mas quero achar editoras que usem a nossa mão de obra e os nossos recursos! Se alguém descobriu por favor avise!

    ResponderExcluir
  5. Por acaso observei qual era a editora de um livro infantil que minha filha comprou para meu neto de 3 anoa e confesso que fiquei revoltada. Ao pesquisar o motivo me deparei com este site. Adorei a ideia e assumir esse compromisso de comprar livros produzidos no nosso país.

    ResponderExcluir
  6. Por acaso observei qual era a editora de um livro infantil que minha filha comprou para meu neto de 3 anoa e confesso que fiquei revoltada. Ao pesquisar o motivo me deparei com este site. Adorei a ideia e assumir esse compromisso de comprar livros produzidos no nosso país.

    ResponderExcluir