quarta-feira, 4 de abril de 2012

A lancheira do pequeno...


Nunca imaginei que seria tão difícil elaborar um cardápio bom para a hora do lanche na escolinha.
São muitas opções de alimentos prontos, industrializados, porém a maioria cheio de conservantes, corantes e todos os "antes" possíveis.

Quando eu imaginava a lancheira, sempre vinham muitas coisas em mente para colocar dentro, mas meu filho tem um ano e meio nem tudo ele consegue comer sozinho e outras ele não come ainda...

Para poder elaborar um lanchinho saudável, mais parecido com o que ele come em casa tive que pesquisar um pouco, pedir opiniões de amigas e finalmente ir para a cozinha...

Quem acompanha o blog sabe que sou celíaca e aqui em casa as preparações são sem glúten, o Arthur já fez os primeiros exames que deram negativos, então fora de casa ele come alimentos com glúten normalmente.
Comecei dividindo a lancheira em quatro partes: Líquido, fruta, carboidrato e outros. Achei que assim ficou mais fácil para revesar os alimentos...



Líquidos: sucos naturais, água de coco ou suco industrializado orgânico. Costumo fazer sucos naturais e colocar por um tempo no congelador, assim fica bom até a hora do lanche na escolinha; tenho preferido sucos que duram mais tempo depois de prontos, como abacaxi, melão, maracujá... A água de coco é uma boa opção e praticamente dia sim dia não está na lancheira, já que mando a fruta também. O suco industrializado é uma opção para os dias mais corridos em que não dá tempo de fazer um suco (que nem demora tanto)... Ah, antes que digam que suco não é indicado para crianças, que na verdade a fruta é bem melhor, etc... Concordo plenamente! Mas meu filho só toma o meu leite, entre dar leite artificial , de vaca ou seja lá o que na escola, preferi mandar suco ou água de coco...que ao meu ver é bem melhor!



Frutas: procuro variar bastante as frutas que coloco na lancheira, ainda bem que meu filho aceita super bem a maioria das frutas. Como sei a correria que é na escola na hora do lanche procuro mandar a fruta já do jeito que ele está acostumado a consumir, ele ama uvas, mixirica, laranja, banana, pera...algumas vezes ele também leva palitinhos de cenoura ou aquelas cenourinhas baby que ele adora! Na escola que meu filho frequenta tem o "Dia da Fruta", uma vez na semana todas as crianças da sala levam frutas para serem consumidas em conjunto...como se fosse um saladão de frutas. Nesse dia a professora faz trabalhos sobre alimentação saudável...



Carboidratos: acho que para mim esse foi o mais difícil de elaborar...mas aos poucos estamos nos adaptando. Acabei indo para a cozinha preparar algumas coisas, dessa forma sei exatamente o que meu filho está comendo. Tenho feito bolinhos individuais (cup cakes), com frutas ou de cenoura e congelado, tiro do congelador na hora de levar meu filho para a escola e até a hora do lanche eles estão descongelados. Também faço tortas salgadas, com legumes e verduras, essas prefiro não congelar, faço e mando no dia... E claro para os dias de correria temos a opção de biscoitos, claro que nesse caso os salgados, sem recheio, ou pão com patê de ricota...



Outros: algumas vezes acabo mandando outros alimentos na lancheira, como frutas secas, castanhas, iogurte natural (mesmo não consumindo leite de vaca meu filho consome alguns derivados)...


Espero que essa postagem ajude outras mamães com as mesmas dúvidas. Também aceito sugestões para melhorar o lanche do Arthur...


Dia do Circo na escola.


3 comentários:

  1. A mochila e muito gira ...ele de certeza que vai a babar a mochilinha para a escola rs =)
    bj

    ResponderExcluir
  2. mas essa agua de coco.. vc ja olhou os ingredientes dela? te aconselharia a comprar o coco mesmo, na maioria dos "hortifrútis" eles abrem o coco para vc.. por aqui eu posso até entregar a garrafinha q eles mesmo colocam..
    oq é melhor, o preço! pelo menos aqui em minas vale a pena..
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vc manda as frutas cortadas???? tipo meu filho não descasca uma banana e come, tem que ser td picadinho, como posso fazer????? vc poderia colocar algumas receitas dos bolinhos????
    Obrigada, ja ajudou muito...bjinhos

    ResponderExcluir