sábado, 21 de janeiro de 2012

Sou uma "ecoboba"...

Uma amostra das férias

Enquanto organizo as fotos da viagem passei aqui para dizer que voltamos. As férias foram ótimas, aproveitamos cada segundo... Mas a postagem sobre elas fica para depois.

Nesses últimos dias ví na internet um vídeo muito interessante, que me fez refletir muito. Como não consegui encontrar o autor do vídeo e como ele mostra o nome de uma rede de Supermercados eu preferi postar apenas o link aqui:  O verde Otário! Saiba se você é um...

Após ver o vídeo, corri para ver as sacolas reutilizáveis que eu tenho... algumas confeccionei, mas tenho algumas de polipropileno, que uso para colocar frios, carnes e outros produtos "molhados". Qual não foi a minha surpresa ao ver que a minha linda "Ecobag", com uma tartaruga impressa, é fabricada na China...e a empresa distribuidora das sacolas usa a seguinte frase: "Do descartável ao durável"...
Essa é a versão golfinho....

Sim sou mais uma Verde otária, ou como prefiro dizer...uma "ecoboba". 

O vídeo mostra explicitamente uma rede de supermercados, mas sabemos que a maioria dos supermercados vende sacolas reutilizáveis. Por impulso e por moda muitas pessoas adquirem as "lindas" sacolas sem se preocupar de onde vem...e pior de que material são feitas.

As tradicionais sacolas reutilizáveis de tecido geralmente são feitas com material 100% algodão...mas essas que parecem "plástico", são feitas de que?

Fui pesquisar um pouco, essa que tenho é feita de Polipropileno. O Polipropileno é um derivado do Propeno, que por sua vez é produzido durante o craqueamento do petróleo e na gaseificação do carvão. É uma das maiores matérias primas da indústria petroquímica. Apesar de tudo isso é um material reciclável...mas mesmo assim né, além de todo o plástico que importamos da China em forma de brinquedos, eletrônicos, ainda importamos sacolas...sacolas essas que poderiam ser feitas de PET reciclado aqui no Brasil...

Não vou ser ainda mais "ecoboba" dizendo que não comprarei nada da China, que é um absurdo comprarmos algo fabricado lá, no Vietnã, na Malásia...ou seja lá onde for...só acho que importar sacolas é o fim.

Quero que essa postagem sirva de alerta. Se você assim como eu caiu nessa da sacola "Made in China" ou "Made in Vietnã"...vamos prestar mais atenção onde estamos investindo nosso dinheiro.

Essa é uma das sacolas que eu fiz, 
agora mais do que nunca prefiro essas!!





2 comentários:

  1. Amei sua bolsa, ja tinha visto la no face, achei um mimo amiga,e personalizada com a maozinha e pezinho do Tutut, mais ainda!!

    Q bom q voltaram, estava com saudades. Fico curiosa pra ver as fotinhas das ferias. Por aqui estamos paseando pela cidade mesmo, rsrs, beijooos.

    ResponderExcluir
  2. Bom retorno!!! Teu blog está cada dia melhor. Quanto ao ser ecoboba, sempre estamos sujeitas a cair numa armadilha nas melhores intenções. Mas a gente aprende...
    Quero aproveitar e te dar os parabéns pelo passo a passo da fralda de pano. Gostaria de publicar uma foto e encaminhar o passo a passo do teu blog. Entra em contato.
    Um abração!!!

    ResponderExcluir