quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cama compartilhada: nossa opção


i

Eu como a maioria, senão todas as mães de verdade (aquelas que amam de verdade) quer ter o filho juntinho o tempo todo, cuidar, zelar, admirar cada choro e sorriso.

Logo no primeiro dia após o nascimento do Arthur eu senti a horrível sensação de dormir longe do meu filho, no hospital onde ele nasceu os bebês vão para o berçário durante a noite (nem vou discutir isso - senão gasto o post inteiro) e eu passei a noite toda acordada, imaginando como estaria o Arthur longe de mim...cada 15 minutos eu pedia para minha mãe passar em frente ao berçário para vê-lo. Mas graças a Deus os dois dias que ficamos no hospital passaram rapidinho...

Chegando em casa não foi diferente, eu queria estar junto do meu filho como quando ele ainda estava na barriga...queria poder tocá-lo e amamentá-lo quando ele desejasse... 

Antes dele nascer preparamos o quartinho e também compramos um berço desmontável para ficar em nosso quarto até que eu me sentisse segura para colocá-lo em seu quarto...

Todos os planos de deixar o Arthur no berço foram por água abaixo na primeira noite em casa...ele chorava muito cada vez que eu o deixava no berço, apesar dele nunca gostar muito de colo (até pelo calor que faz aqui) ele sempre gosta de estar pertinho...e sem o menor peso na consciência eu coloquei o Arthur na cama comigo...Nas primeiras noite o maridinho ficou com medo de dormir conosco, mesmo eu sempre colocando o Arthur do meu lado da cama e não no meio, mas com o tempo fomos nos acostumando, nos adaptando e amando a ideia.

Muita gente pode dizer que cama compartilhada é sinal de insegurança, eu discordo...essa é a nossa escolha, cada um tenta fazer o melhor para o SEU filho. Claro que os cuidados com um bebê são muito importantes, há casos de acidentes com bebês em cama compartilhada, mas também há muitos outros casos de acidentes com bebês sozinhos no berço!

Não é novidade que até poucas décadas era muito mais comum vermos filhos e pais na mesma cama. Na casa dos meus pais isso sempre foi algo normal e nem me lembro como e quando fui para o meu quarto dormir sozinha, só sei que foi quando eu já estava segura de que nada de mau iria me acontecer.

Algumas etnias praticam cama compartilhada há séculos e ao contrário do que muitos afirmam, os filhos tem muito mais respeito aos pais do que nas civilizações ditas "modernas".

Quando o filho está perto da mãe durante a noite a amamentação também é garantida, nada como estar com o filho perto para ter tranquilidade de amamentar. A liberação de hormônios que garantem a produção de leite da mãe também é melhor quando o bebê está juntinho durante a noite (clique aqui para saber mais).

Aqui eu não quero discutir o que é certo ou errado, apenas contar sobre nossas experiências e convicções. Nos últimos dias uma campanha contra a cama compartilhada tem sido divulgada, leia um pouco mais sobre essa campanha aqui.

A nossa experiência com a cama compartilhada é excelente, somos uma família feliz e unida...para que isso fosse possível fomos nos adaptando:

 - Nossa cama ganhou uma proteção lateral:
- Já não usávamos muitas cobertas e lençóis, agora usamos ainda menos.

- Nos primeiros meses ficávamos atentos a posição em que o Arthur dormia.

- Durante as mamadas noturnas eu prefiro sentar para que ele mame e aguardo alguns minutos antes de deitá-lo para evitar acidentes decorres de refluxo do leite...

Se você quer conhecer mais experiências sobre a Cama compartilhava clique aqui.

9 comentários:

  1. Cada mae tem uma ideia sobre isso nao e mesmo...cama compartilhada nao vou fazer por medo...pois o namorido ou eu pode magoar...mas o berço dele vai ficar colado com minha cama de grade aberta e assim estarei sempre ali =D

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Futura mãmã...vc sabia que berço encostadinho na cama, coma grade abaixada ou sem grade tb é cama compartilhada...Tenho certeza que vc vai amar estar com o bebêzinho no berço ao lado!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, achei o maximo essa proteçao lateral.
    Quando Rafinha dormia com agente na cama no inverno, assim q nasceu neh? eu pedi pro cris fazer com madera mesmo, e eu iria forrar com tecido, sempre pra protege-la neh? mas logo em seguida ela foi pro seu bercinho q fica ao lado de minha cama, entao nao foi preciso, mas amei essa proteçao, bem pratica.

    Eu fiz cama compartilhada, e olha, nao afeta em nada na vida de nossos filhos.

    Sò nao faço mais, pois sou espaçosa e gosto de dormir BEM! mesmo q esse bem seja poucas horas mas q seja confortavel, rs.
    beijos pra vcs!!

    ResponderExcluir
  4. A cama compartilhada por aqui já tem quase 10 anos, rs. Fizemos com minha filha e hj com o caçula. Não me arrependo em nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi a transição da sua mais velha para a cama dela? Ela decidiu o momento? Bj e obrigada pela visita...

      Excluir
  5. Oi Eloise!
    Onde você comprou a proteção lateral? Trocamos a cama casal por uma king size ótima, mas como é um box com baú, ficou altíssima. E ainda por cima minha filha aprendeu a rolar...

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei pela internet...no Mercado livre. mas já vi para vender em lojas de colchões...

      Excluir
  6. ahhh em casa é super compartilhada hahahaa adorei a proteção otima!

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu fiquei curiosa para ver a foto da proteção lateral mas ela não carregou, será que você consegue postar de novo?

    ResponderExcluir