quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PAP Fralda de Pano



Já faz algum tempo que venho pensando na ideia de fazer algumas fraldinhas do Arthur, quase todas as vezes que vou na loja de tecidos me encanto por eles e fico imaginando lindas fraldinhas.

Confesso que estou super satisfeita com as fraldinhas que o Arthur tem, ultimamente temos dado preferências as importadas, mas não resisti.


Há algum tempo recebi algumas fotos ensinado a fazer as fraldinhas, como não me lembro quem passou não posso postá-las aqui.
A partir do pedido de uma amiga fiz esse PAP hoje, espero que gostem!

Material:




- Molde: há vários sites com moldes, o site Slingando tem uma lista deles. Eu preferi fazer um a partir de uma fraldinha do Arthur. Você pode fazer usando até mesmo uma fralda descartável como molde e ir aprimorando.

 - 50cm de tecido interno: usei flanela que deixa o bebê com a sensação de molhadinho, mas prefiro o soft - com um super sol de rachar aqui foi impossível encontrar :(

- 50cm de tecido externo: usei tecido 100% algodão, estampado. Mas pode ser qualquer tecido que você tenha aí, desde que seja confortável para o bebê

-50 cm de plástico: para a camada impermeável, precisa ser resistente, maleável e não muito espesso (comprei em casa de tecidos mesmo, se não encontrar pode ser até plástico de encapar cadernos)

-Linhas para costura

- Velcro (+ou-20cm)

- Elástico (+ ou - 40cm)


PAP


Com os tecidos devidamente passados e dobrados ao meio, posicionar o molde e cortar os dois tecido e o plástico (eu uso alfinetes para fixar o molde no tecido, no plástico uso fita adesiva - evitando furos que podem causar vazamentos posteriormente).







Após corte cerca de 20cm (varia conforme o molde utilizado) de velcro (parte macia - fêmea) e costure no tecido externo (região que ficará na barriga do bebê).


Marque 10cm de elástico, sem cortar.



Costure o elástico na extremidade da aba traseira da fralda (apenas plástico e tecido externo) esse elástico ajudará no ajuste da cintura. 

Primeiro costure a ponta do elástico.






Após siga costurando a lateral do tecido, sem costurar o elástico, para que você possa tracioná-lo.

Tracione o elástico, e arremate fixando a ponta do elástico e corte-o.

Faça uma bainha (costura reta dobrando para arrematar) no tecido interno.
Proceda a montagem da fralda, colocando o tecido do forro em cima do tecido externo (direito com direito).

Fixe os tecidos com grampos de roupa ou alinhave.

Costure em toda a volta (exceto bolso)


Corte 2 pedaços de 10cm de elástico (para as perninhas - eu procuro não deixar muito tracionado para não machucar, mas você ajusta conforme a necessidade evitando vazamentos)
Posicione o elástico nas laterais.


Costure as extremidades.

Corte o excesso de tecido

Desvire a fralda para pespontar, comece o pesponto pela abertura do bolso




 Corte cerca de 6 cm de velcro (macho) e posicione na aba da fralda pelo lado interno. Costure e arredonde.


Pronto! 


É só lavar e testar!!! Como recheio você pode usar flanelas, microfibra, fraldas cremer, etc.




Esse é o meu primeiro PAP, espero que gostem!!!




23 comentários:

  1. Arrasou com o PAP! Me deu até vontade de tentar! vou procurar uns panos aqui e treinar fazer umas também! Depois mostro se deu certo! =D

    Beijo beijo

    ResponderExcluir
  2. caramba, q maneiro...mandou super bem.

    Boa noite, tô passando aqui pra divulgar um sorteio que Atelier Graça Veloso está realizando de um conj. de 3 peças para bebês, composto de toalha de capuz, babadouro e toalha de mão. Inscrições até o dia 26/10. Não perca!!!
    http://www.atelierveloso.com/

    Aguardamos sua visita e inscrição!!!
    Corra logo que faltam poucos dias para o sorteio!!!

    ResponderExcluir
  3. AMAY! todos os PAP que tem de fralda de pano são em inglês, e tem algumas coisas que pra mim são intraduzíveis!!!
    vou tentar fazer!!!!

    beijocas
    Aretha
    www.oquehadeerrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Depois que fizerem as fraldinhas voltem para contar como ficou :), cuidado que isso vicia, estou com vários tecidos aqui para fazer mais...rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. oi td bem?

    Menina que gracinha o seu PAP, eu não tenho filhos, mas amei a idéia, parabéns viu.
    E o modelo pelo jeito adorou rs, beijão, voltarei mais vezes pra conferir as novidades

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa e boa vontade, espero que você consiga fazer mais e mais... eu infelizmente não tenho muita habilidade manual rss!!!

    ResponderExcluir
  7. oi. acabar de descobrir este blog e gostei muito. beijinhos magda

    ResponderExcluir
  8. Ai amiga, sua fralda ficou tao linda e o pap tao bem explicadinho, q eu vou querer fazer uma aqui em casa! vou "tentar" neh? ainda nao sou muito boa nas costuras, rs.
    beijoks.
    vou divulgar seu blog no meu.
    ah, to de blog novo amiga, de novo,kkkk.
    me linka de novo ta? o outro vou fechar!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu Pap...muito bem explicado!
    Agora vem a parte que eu abuso da sua boa vontade rs rs... Será que nao teria como vc passar as medidas do molde? A maioria dos que eu achei nao tem as medidas em cm, daí fiquei meio perdida. Se vc preferir mandar por email o meu é: corte_cor@hotmail.com.
    Agradeço desde já a sua boa vontade em compartilhar conosco o seu conhecimento. Bjao pra vc e pro filhote
    Vânia

    ResponderExcluir
  10. Oi Vânia. Vou medir o molde certinho e te passo por e-mail! Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá passsa para im tambem as medidas do molde certinho vou imprimir conforme a foto, mas nao sei se ta no tamanho real. se poderes me passsa a medida via whatsaap 51991534718 Cintia. Grata, adorei, quero ver se consigo entrar nesta onda e apoiar as fraldas ecologicas. se mandares por email nao mande neste do gmail e sim no cintiaguiar@terra.com.br

      Excluir
  11. Muito fofo! Adorei, parabéns! ♥♥♥

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso!!! Adorei o teu passo a passo...Teu filhinho é lindo!!!

    ResponderExcluir
  13. Achei linda a fralda e vou pedir pra minha mçae fazer pros netinhos... mas, o uso do plástico dessa forma não deixa a fralda muito quente? Não impede a respiração da pele?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tô com uma dúvida!
    Esse elástico da perna assim, não pode fazer com que a fralda vase?

    gabisg93@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Ola vc pode me passar as medidas adorei essa fralda!

    ResponderExcluir
  16. Amei, estou pesquisando tudo que eu mesma poderei confeccionar para o meu filho. E eu adorei a sua ideia. Obrigada por disponibilizar! Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Amei, estou pesquisando tudo que eu mesma poderei confeccionar para o meu filho. E eu adorei a sua ideia. Obrigada por disponibilizar! Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pelo compartilhamento. Fiquei com algumas dúvidas: quais são as medidas? O plástico é pregado no inicio, junto com os tecidos? Se sim, qdo o velcro é pregado, não vai furar o plástico, provocando vazamentos? Agradeceria se me informasse. Se preferir, meu email é augustamelo8@gmail.com. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo compartilhamento. Fiquei com algumas dúvidas: quais são as medidas? O plástico é pregado no inicio, junto com os tecidos? Se sim, qdo o velcro é pregado, não vai furar o plástico, provocando vazamentos? Agradeceria se me informasse. Se preferir, meu email é augustamelo8@gmail.com. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Adorei ... Estou iniciando na costura e tentei fazer. Ficou muito boa porém sem as medidas em cm fiquei meio perdida rs. Acabou sendo uma fralda RN. MAS fiquei feliz p ser a minha primeira vez... obrigada Pap show. Se puder me manda as medidas tbm p e-mail

    ResponderExcluir