domingo, 31 de julho de 2011

Filho doente...quando levar ao médico?

 Depois de alguns dias com a minha família em casa (minha mãe, irmã e sobrinhas) passamos uma semana de preocupação, a primeira vez que o o Arthur ficou doentinho e com febre alta.

Como toda mãe de primeira viagem me desesperei, domingo passado senti o Arthur meio apático, quando fui aferir a temperatura...um susto, 39,0ºC, meu bebê nunca tinha tido febre eu nem sabia ao certo o que fazer!

Lembrei de algumas dicas e comecei a fazer tudo que lembrava: dei um banho bem demorado e acabei por administrar um antitérmico...passei o dia preocupada, aferindo a temperatura de tempos em tempos e a febre teimava em voltar a cada 4 horas.

Na segunda, liguei para a pediatra e ela prescreveu algumas medicações, caso não houvesse melhora em 3 dias pediu que eu levasse o Arthur para uma consulta. E infelizmente foi isso que aconteceu, ele não melhorou, além da apatia, da febre, da irritabilidade ele passou a apresentar vômito, a apetite diminuiu muito, o narizinho começou a escorrer e junto veio a tosse.

Depois da consulta e das medicações ele melhorou muito, já não está apresentando febre, mas a pergunta ficou...como saber quando é a hora de levar meu filho ao médico? Consulta ou emergência?

Como sempre fui pesquisar um pouco:

Encontrei algumas dicas aqui, mas mesmo assim achei que coisas mais graves são facilmente preocupantes, o difícil é percebermos em sintomas pequenos a necessidade de investigar o que nosso filho tem.

Na cidade onde eu moro há algum tempo foi feita uma campanha: " Plantão médico é socorro, não é consulta". Achei um pouco exagerado, quando falamos de crianças.

Acho difícil sabermos ao certo o que estão sentindo, se é grave ou não.

Aqui em casa a primeira atitude que tomamos e ligar para a pediatra e contar o que está acontecendo. Mas quando não conseguimos falar com ela...o que fazer? Esperar ou correr para a emergência?

Sou mais da segunda opção, na dúvida se a febre não baixar, se o bebê começar a piorar com certeza levaria ao médico.

Mais uma vez caímos no instinto materno...no bom senso. Para mães de primeira viagem como eu acredito que pecamos pelo excesso, com o tempo vamos aprendendo. provavelmente meu segundo filho irá menos ao médico, brincará mais no chão, comerá coisas diferentes...

Uma amiga comentou comigo: "O primeiro filho é o que menos se diverte!!"


Mostrando que se diverte sim!! rsrs


**Continuo com a promessa da postagem sobre a escola. Com essa correria toda o Arthur nem foi para a escola essa semana...**



2 comentários:

  1. E o que ele teve para ter febre alta? Quando meus filhos tinham febre alta assim, eu já sabia que era a "dona garganta" inflamada...
    Ao meu ver, a hora de levar ao médico é quando tem febre alta e teima em voltar assim que o remédio deixa de fazer efeito, então é sinal de que alguma coisa não está bem mesmo.

    Beijos e melhoras para seu Arthur.

    Flavi

    ResponderExcluir
  2. Tadão! Espero que esteja melhor! =D

    Beijo beijo

    Alice
    diaadiacomfrancisco.blogspot.com

    ResponderExcluir