domingo, 12 de junho de 2011

Chegou a hora de ir para a escola...e agora?





Um domingo frio em Umuarama...e uma postagem sobre o que vem nos preocupando nos últimos dias.

Com a possibilidade de retornar ao trabalho surgiu uma nova questão...onde ou com quem deixar o Arthur...

Quando engravidei havia programado ficar pelo menos o primeiro ano de vida junto com o bebê, acompanhar seu desenvolvimento...ser mãe 24 horas por dia. Amo meu filho, amo estar com ele, mas estou sentindo que chegou a hora de nos "desgrudarmos" um pouco. Como não temos parentes por perto, o Arthur só convive comigo e com o meu marido...sinto que a convivência com outras pessoas e principalmente com outras crianças está fazendo falta para ele.

Diante dessa situação comecei a pesquisar escolas (Intituições de Educação Infantil), já que na minha opinião prefiro deixar meu filho em um ambiente desses do que em casa com uma babá.

Comecei a visita a várias escolinhas, fui primeiro nas que havia recebido indicação de amigos. Uma colega minha, ex-proprietária de escola me disse uma vez, que o melhor para conhecer a escola é visitar de surpresa em uma sexta-feira no final da tarde. Pode parecer estranho, mas foi exatamente o que fiz.

Acho que sexta-feira é o dia de corre-corre, seja no trabalho, na escola, em casa...o fim de semana se aproximando deixa tudo diferente. Com o frio então...parece que as crianças fechadas dentro de casa, ou da escola ficam mais agitadas.

Na hora de escolher a escola acho muito importante observar as intalações, principalmente em se tratando de bebês. Higiene e seguraça para mim são primordiais. Imaginem 10 ou mais crianças dentro de uma salinha pequena, suja e sem segurança. Fora de questão né?

Pesquisei um pouco sobre o que a legislação exige, lembro-me de quando eu trabalhava como Aux. Administrativa em uma escola e das constantes visitas da Vigilância Sanitária, que fiscalizava cada detalhe. Para o berçário são muitas exigências...será que todos cumprem? Não sei, mas quero imaginar que sim...
Quem desejar saber mais sobre a legislação aqui tem.
Essas exigências podem ser diferentes em cada município/Estado.

A formação dos professores também é importante, não é porque meu filho ainda é um bebê que qualquer pessoa pode cuidar dele...cuidar talvez sim, mas estimula-lo, fazê-lo interagir e aprender com as outras crianças talvez não.

Outro ponto importante que nós observamos é se a escola aceitaria que o Arthur continuasse usando as fraldas de pano. Fui com um pouco de receio, achei que poderiam se opor a isso. Mas nas três escolas que fomos aceitaram muito bem a idéia. Como não sei a frequência de troca de fraldas no ambiente escolar, vou mandar umas 5 fraldas (para meio período) e ele me mandarão as fraldinhas sujas para a lavagem. Espero que dê certo...depois conto para vocês.

Durante duas semanas visitamos 3 escolas diferentes, dei prioridade para as escolas menores e com referências.

A princípio o Arthur ficará somente meio período na escolinha, pois pretendo trabalhar apenas 20 horas semanais. 

Sei que muitos bebês vão para escolas e creches bem menores que o meu Arthur com 9 meses. Mas para mãe, bebê é bebê e filho é bebê sempre...rs. 

Vamos à nossas constatações:

* Em uma das escolas (claro que não citarei nomes) achei a estrutura muito boa, espaços amplos, arejados e adaptatos para os bebês. Porém não gostei do tratameto dado aos bebês. Tinham bebês chorando, isso é normal, bebês choram...mas o comentário feito pela funcionária não me agradou: "Eles vão para casa e ficam o tempo todo no colo, aí chegam aqui e ficam fazendo manha"...ela até poderia pensar isso, mas não falar para uma mãe que estava conhecendo a instituição. Também não gostei de ver os bebês sendo alimentados (almoço) na salinha de aula, enquanto brincavam. 

* Em outra escola vimos uma instituição mais antiga, uma salinha com poucos alunos.No momento da visita todos estavam dormindo. Achei a professora bem atenciosa, brincou com o Arthur e mostrou todo o ambiente para nós. Achei que o banheiro deixou um pouco a desejar, já que não era adaptado ao banho dos bebês...e o chão da salinha não era preparado para que os bebês pudessem explorar livremente o ambiente.

* A terceira opção, que foi escolhida é uma escola pequena, na sala do berçário são matriculadas apenas 8 crianças. Achei o ambiente limpo e adaptado, tudo identificado com o nome das crianças e os profissionais me pareceram preparados.

Ainda estou com muitas dúvidas, muito receio. Nessa semana conversarei com a pediatra do Arthur; quero mostrar o cardápio para ela (assim vou decidir se mandarei o lanche de casa ou pegaremos o lanche da escola), quero tirar algumas dúvidas e assim tentar me sentir mais segura. 

Meu primeiro dia de aula...em 1986 


4 comentários:

  1. AHHH Q LINDA ESSA FOTO SUA AMIGA :)))
    MINHAS FOTOS DA EPOCA DO COLEGIO SAO HORRIVEIS!
    MEU MARIDO DIZ Q EU PARECIA UM MEDICO! KKK
    PQ A GENTE USAVA UNIFORME E AINDA POR CIMA UMA TUNICA DESSAS DE MEDICO MESMO, PRA PROTEGER O UNIFORME, VE SE TEM CABIMENTO??? RSRSRS

    MAS COMENTANDO SEU POST AGORA, NOSSA, AINA NEM SEI SE VOU COLOCAR RAFA NUMA "GUARDERIA" COMO SE CHAMA AQUI... MAS IMAGINO A PEOCUPAÇAO MESMO.
    E EU TBM PREFIRO VER MINHA FILHA INTERAGIR, APRENDER COM OUTRAS CRIANÇAS, DO Q DEIXA-LA, SE FOSSE O CASO, COM UMA ESTRANHA E NAO SABER COMO ESTAO AS COISAS REALMENTE PQ VC NAO VÊ.

    OBVIAMENTE SE È UMA PESSOA CONHECIDA, DE MUITO TEMPO, Q SEJA DE CONFIANÇA MEEEEESMO , SAO OUTROS 500, MAS SE NAO TIVER NINGUEM CONHECIDO, A OPÇAO DA CRECHE, ESCOLINHA E BEM MELHOR MESMO!

    MUITO BOAS AS DICAS.
    TEM MUITA MAMAE Q FICA PERDIDONA NISSO.
    BJS PRA VCS COM MTO CARINHO :))

    ResponderExcluir
  2. Eloise, muito boa a sua pesquisa e reflexão sobre o espaço onde deixar o Arthur. Eu trabalhei muito tempo com pré-escola e te digo: não existe escola perfeita. Neste momento, o Arthur precisa de um ambiente que atenda as suas necessidades. Uma escola pequena com certeza é o mais indicado, com poucas crianças na sala. Ele vai passar por uma fase de adaptação e assim que isso passar, fique ligada nos sinais que ele vai te dar. Os bebês percebem muito bem o que é um ambiente seguro e acolhedor. Mesmo sem se expressar verbalmente, eles "contam" tudo prá gente.
    Principalmente nesta fase de adaptação dele, tenha calma. Passe para ele que você está segura com a sua escolha e isso com certeza vai ajudá-lo. A troca com outras crianças vai dar um avanço no desenvolvimento dele que você nem vai acreditar.
    Tenho certeza que você, como uma mãe criteriosa, fez uma boa escolha. Vai dar tudo certo, viu? Beijo!:-))

    ResponderExcluir
  3. ai amiga... essa questão é tão dificil mesmo. se eu pudesse, se meu dinheiro desse tbm viveria só pra minha clarissa. mas não dá. e acho que vou optar pela babá. só não sei como. pq nao tenho ninguém em mente. acredita q ela nem nasceu e ja sofro pensando nisso...

    ResponderExcluir
  4. Legal vc ter feito uma pesquisa antes...eu até fiz na minha cidade, perto da minha casa e não gostei de nenhuma...fui contra todos os cardápios apresentados...rs Tinha uma que os bebês viviam de sopa e suco o dia inteiro, aí não rolou e estou com ele em casa até hj...com 13 meses!

    ResponderExcluir