quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Amamentação, "a primeira pedra no nosso caminho"...


Quando o Arthur nasceu (de cesariana), já começaram as cobranças, será que não seria mais natural ele ter vindo ao mundo naturalmente, pelo canal de parto, na hora que ele determinasse?
No hospital veio outra decepção...eu não conseguia amamentar, simplesmente a boquinha do meu bebê não conseguia sugar o tão importante colostro para ele...Ele chorava e eu chorava junto... Como pode algo tão natural como a amamentação ser tão difícil?
Eu questionei a pediatra do Arthur sobre a dificuldade de amamentar, ela disse uma das mais sábias frases sobre amamentação que já ouvi: "Se amamentar fosse tão simples, não era necessário propaganda na TV incentivando."
A amamentação foi a primeira pedrinha no nosso caminho...foi uma semana tentando e resistindo a palpites sobre a mamadeira, com exatamente 7 dias tive a melhor alegria, enfim o meu filho conseguia mamar!!!
Sei da importância do leite materno (LM) para o meu filho, por isso não desisti. Hoje depois de ser mãe sei que nem sempre as coisas são fáceis como a gente imagina...tem mães que conseguem amamentar seus filhos já na primeira vez, outras não, tem bebês que mamam muito em pouco tempo, tem bebês que mamam pouco em demoram mais para mamar...não há minutos certos, eu ficava assustada porque meu filho só mamava 5 minutos. Hoje sei que isso é normal, ele consegue se satisfazer nesses 5 minutos, outros bebês precisam de 15 ou mais...
No dia em que meu filho conseguiu mamar descobri uma coisa...o instinto materno...descobri que é natural ser mãe, nós mães devemos agir pelo que sentimos, não pelo que nos falam...
Quando todos diziam para eu desistir de amamentar meu filho eu dizia não....eu sabia que eu e meu filho estávamos aprendendo a nos relacionar, estávamos começando a entender um ao outro...sendo assim nada mais natural do que eu saber o que era melhor para ele!
Hoje meu filho está com 5 meses e uma semana...ele é alimentado exclusivamente com o leite materno, hoje amamentar é fácil...mas não é fácil vencer as tentações, agora ele está em um período que quer "provar tudo", muitos bebês da idade dele já comem frutinhas, papinhas, suquinhos... Mas cada mãe deve agir naturalmente, saber o que é melhor para o seu filho...(sem esquecer das orientações do pediatra, claro!)
Quando me questionam sobre o porque meu filho é alimentado exclusivamente com leite materno eu respondo:
"Ele terá a vida toda para comer as outras coisas, ele poderá provar de tudo, então agora é a hora dele ter o LM, o restante fica para depois!!"

Mas vc que é mãe e que será mãe, faça o que te faz feliz, não faça porque te falaram ser melhor ou pior, de uma forma ou de outra...mães erram, mas sempre tentando acertar!!

3 comentários:

  1. Amiga que lindo esse cantinho....adorei.
    vou te acompanhar aqui...o Arthur ta fofo demais.bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    vc acredita q o q mais me preocupa nao è o parto
    è amamentar!
    fico com medo de nao conseguir.
    mas...inseguranças a gente sempre tem..
    e mais como mamae de primera viajem
    Deus capacita neh amiga?
    bjoks pra vcs

    ps/ elô, vc tem q colocar sua lista de blogs q vc acompanha ai nos gadgets/na coluna do lado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu!!
    Com certeza é ter força de vontade e confiar em Deus!!!
    Estou preparando a listinha dos q sigo...hehe
    Bjus!

    ResponderExcluir